O mercado de luxo resiste aos efeitos da crise
05/10/2011 em Notícias
Isso e? grac?as a forte propensa?o dos mercados emergentes e da indu?stria de produtos
de bens de luxo
A situac?a?o internacional de difi?cil conjuntura econo?mica esta? sob os olhos
de todos. Neste cena?rio mundo triste, muitas empresas te?m assistido a um abrandamento
do seu volume de nego?cios, mas grac?as a? forte propensa?o dos mercados emergentes
e da indu?stria de produtos de bens de luxo, o mercado continua aumentando as suas
vendas.
Marcas como Hermes, Dior, Louis Vuitton e Lanvin mante?m seus apelos e na?o sentem
os efeitos da crise, pelo menos em termos de impacto sobre suas vendas, grac?as
a? vivacidade do segmento em que operam.
O consumo em alta, portanto, e? bom para a economia como um todo, principalmente
para os empresa?rios que na?o poupam novos investimentos. Roupas de grife, carros
de luxo, joias e grandes apartamentos continuam sendo comercializados, um sinal
de que ha? demanda e poucos riscos em fazer novos investimentos no setor. O mercado
de luxo, tanto o de vei?culos quanto imobilia?rio e do vestua?rio, tem seu cliente
cativo.
O mercado aponta tende?ncias diferentes entre os ni?veis de consumidores do mercado
de luxo. O pu?blico de rece?m-ingressados no mercado de luxo - chamados de consumidores
de "luxo acessi?vel" - optam por artigos mais baratos das linhas de produtos,
enquanto os mais ricos valorizam a qualidade dos produtos e sua durabilidade ao
inve?s do prec?o. Contudo, em todos os segmentos de luxo, consumidores esperam obter
descontos maiores ao fim da estac?a?o ou procuram descontos nas lojas de departamentos.
Isso na?o remove a cautela, porque a situac?a?o pode mudar, por isso e? sempre melhor
estar preparado para enfrentar os desafios. Atualmente, bolsas de marcam ao prec?o
de US $ 5.000 e outros acesso?rios, sa?o vendidos tranquilamente e sem muita dificuldade.