Principal feira de móveis e decoração da América Latina abre o calendário de 2025 com novidades, parcerias estratégicas e forte presença internacional
A primeira feira do calendário 2025 no segmento de móveis de alta decoração da América Latina, a ABIMAD, começou o ano com expectativas positivas e resultados expressivos. Reunindo mobiliários de design inovador, formas orgânicas, elementos naturais, cores e texturas alinhadas às principais tendências globais, a 39ª edição consolidou o evento como um dos mais relevantes para o mercado. Ocupando uma área de mais de 50 mil m², a feira recebeu um público seleto entre 04 e 07 de fevereiro.
Realizada no São Paulo Expo, a ABIMAD’39 contou com 136 expositores da indústria nacional, que apresentaram as principais novidades para o setor no primeiro semestre de 2025. Como única feira do setor focada em negócios, a edição também registrou bons resultados na Rodada de Negócios Internacionais promovida pelo Abimad Export, projeto de fomento à exportação, junto ao programa Quality for Export, que capacita empresas para o mercado exterior. A feira recebeu mais de 212 empresas internacionais, incluindo 77 VIPs, com um total de 416 participantes estrangeiros credenciados, provenientes de 29 países: Argentina, Bélgica, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Dubai, El Salvador, Egito, Equador, Espanha, Estados Unidos, França, Guatemala, Honduras, Israel, Itália, Líbano, Moçambique, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Porto Rico, Reino Unido, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.
Paulo Mourão, presidente da ABIMAD e CEO da Artesania Actual, reforça que o sucesso do evento demonstra o otimismo do setor para os próximos anos. “O mercado brasileiro segue em evidência no cenário internacional, não só pelo excelente custo-benefício, mas também pela ampla variedade de produtos que unem design contemporâneo e qualidade excepcional. Tivemos visitantes do Brasil e do exterior, além de um grande volume de negócios gerado. Estamos atentos às oportunidades e preparados para os desafios que virão ao longo do ano”, afirma Mourão.
Segundo o presidente da associação, somando as vendas realizadas durante a ABIMAD’39 com as projeções para o restante do ano, estima-se que o setor movimente cerca de 4 bilhões de reais. Nesta edição, o segmento com maior volume de vendas foi o de estofados.
A ABIMAD’39 também se destacou por ações especiais e parcerias estratégicas. A Sala Vip foi assinada pela renomada arquiteta Consuelo Jorge e contou com a parceria das marcas Essenza, Estofados Jardim, 2A Cerâmica, J.Marcon, Via Star, Galeria La Insalata, Gs Fibras e Kz Home Stock. A Sala de Imprensa teve curadoria da revista Habitare, enquanto o Best in Show selecionou 20 peças, com curadoria da jornalista Regina Galvão.
Intervenção do Coletivo MUDA na ABIMAD’39 (Foto: Cléber de Paula)
Outro grande destaque da ABIMAD’39 foi a parceria com o Coletivo MUDA, que trouxe uma intervenção artística marcante para a feira. Após a estreia na edição anterior, o coletivo expandiu sua participação, levando sua arte para o primeiro ponto de contato dos visitantes: a área de credenciamento. A instalação contou com dois painéis cinéticos, que se misturam e se separam conforme o público transita pelo espaço, proporcionando diferentes perspectivas da obra de dentro e fora do evento.
“Ano passado, participamos pela primeira vez da ABIMAD, levando uma experiência artística para dentro da feira em um espaço próprio. Desta vez, junto com a organização, entendemos que seria importante trazer essa intervenção para o primeiro contato dos visitantes. Escolhemos a área de credenciamento, um local de grande fluxo, e usamos esse movimento como conceito da arte. Criamos dois painéis cinéticos que interagem com a movimentação do público, refletindo essa transição entre ambientes. Para nós, tem sido muito especial essa relação com a ABIMAD, pois estamos explorando novas mídias, escalas e nos conectando com um público que talvez ainda não tivesse proximidade com o nosso trabalho ou mesmo contato com a arte”, comenta Rodrigo Kalache, do Coletivo MUDA.
Além disso, a edição contou novamente com a participação da HOTEX, feira especializada no setor de hospitalidade. O evento reuniu profissionais, empresas e fornecedores para apresentar as principais novidades e soluções para o segmento, proporcionando networking e oportunidades de negócios.
A ABIMAD’40, edição de inverno da feira, já tem data marcada: acontecerá entre 05 e 08 de agosto de 2025.
Sobre a ABIMAD
Fundada em maio de 2003 por um grupo de empresários do setor moveleiro, a ABIMAD (Associação Brasileira das Indústrias de Móveis de Alta Decoração) é uma entidade sem fins lucrativos que tem por objetivo criar oportunidades de negócios para os seus associados através da Feira ABIMAD que, com 21 anos de história, tornou-se a principal feira de móveis e acessórios de alta decoração da América Latina e a única do setor focada em negócios. Com duas edições anuais, que trazem o melhor do design brasileiro e as principais tendências internacionais, a ABIMAD conta ainda com três importantes programas: ABIMAD Export, ABIMAD VIPs e Revista Hall. Atualmente, são 161 marcas de móveis e acessórios de decoração associadas, provenientes de todo o Brasil.
Site: www.abimad.com.br
Instagram: www.instagram.com/abimadfeiras
A4&Holofote Comunicação | 11 3897-4122
Fernanda Gmeiner| fernandagmeiner@a4eholofote.com.br | 11 98989-3309
Camila Barbieri | camilabarbieri@a4eholofote.com.br| 11 99323-0101